quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CERTEZAS...

Sempre tive certeza do que queria, ou sempre achei que tinha certeza. Quando criança eu tinha certeza que queria ser escritora de livros, culpa da minha mãe que me envolvia em livros, vício de professora, que culpa gostosa de se ter essa: tornar alguém tão amante dos livros a ponto de do alto de seus 6 anos de idade escrever seu primeiro continho. Lembro que era a historinha do Ursinho bilú, eu até desenhei ele para ilustrar a história e acho que nunca mostrei a ninguém, devo ter escondido em um cantinho secreto, tão secreto que por mais que eu tente não consigo recordar. Também fiz minha própria versão do patinho feio lá pelos meus oito anos. Eu gostava mesmo era de ficar tardes inteiras viajando nos contos e poesias dos livros que estavam por toda parte da casa.
Na adolescência fazia poesias, ganhei um concurso até, com elogios à minha sensibilidade, também escrevi um conto, sumi com ele por medo de me expor, coisas de adolescente. Nessa época eu passava horas a fio enfiada na biblioteca, os livros de casa eu já conhecia todos e relia sempre, mas quando não tinha aulas eu gostava de ficar na biblioteca, assim passava as tardes acompanhada por Machado de Assis, Shakespeare, Nélida Piñon, Jorge Amado (nosso Amado Jorge), Victor Hugo e muitos outros queridos autores. Já não tinha tanta certeza do que queria como profissão, não mais achava que levava tanto jeito para escritora. Pensei em muitas opções. Bailarina eu quis ser. Jornalismo eu pensei fazer, até entrei para o Jornal da escola.
No outro dia queria estudar línguas. Geografia também foi meu sonho. Até que no momento de escolher a opção foi Administração, e que bom que o certo se escreve por linhas tortas, e as linhas do meu destino já estavam, bem ou mal, traçadas. Então novamente um mundo de possibilidades se me apresentou. Turismo!!! Soava como Eureca!!! Mas não era.
A certeza enfim chegou...e devagarzinho foi tomando forma... vou ser arqueóloga!!! Você só pode ser arqueóloga se estudar história antes, disseram-me . Então vou estudar história!!! E cá estou nestas mal, ou bem, traçadas linhas de meu destino a estudar a história, com a compreensão de que todos fazemos a história, pois esta se constitui das pequenas histórias das nossas vidas. Viva!!! Compreensão do mundo mais acurada, confusão interna também. E a arqueologia?
Está mais presente na minha vida do que nunca, e também nunca tive tanta certeza do que quero. Essa certeza tem sido o diferencial na minha vida, principalmente no quesito satisfação pessoal, sem contar que sentir que estou no caminho certo é um up-grade na auto estima.
Caminho ainda longo para trilhar...
Mil léguas começam embaixo dos teus pés. (Não lembro o nome do autor, vou consultar meu bloco de notas e edito depois)

Um comentário:

as viciadas disse...

Mil léguas começam embaixo dos teus pés.


taí, gostei.
gostei de ler isso hoje.

(: