quinta-feira, 28 de abril de 2016

Etcetera e os Exeterianos

Em Exeter acontecem as coisas mais loucas, tipo eu aprender estruturas químicas, entender botânica e agora estamos no maravilhoso universo da eletronegatividade dos fitólitos flertando ali com a física quantica. Beijos interdisciplinares!
Mas voltando às loucuras de Exeter. Existe toda uma maravilhosa história de construção da Catedral de São Pedro em Exeter, que começou em 1050 e terminou em 1400. Porém, ela vai se juntar a história da ponte que eu prometi à mais de um ano...
Porque o ponto de hoje são as coisa loca que rolam por esta redondeza. E passa que a Catedral faz parte de algum joguinho macabro de ilusão de ótica. Em torno da Catedral tem um gramado e vários pubs e cafés, é um ponto de encontro como o CAN em Belém. Imagine que você está a oeste da Catedral, resolve ir até o gramado tomar um pint café. Você anda em direção ao oeste...para descobrir que na verdade a Catedral agora encontra-se a leste. Novamente você vai em direção à catedral, dobra uma esquina e...está na direção oposta! Depois de um tempo a gente já sabe as rotas certinhas que levam até lá, mas vai se perder um monte antes. Sempre rimos dos turistas perdidos na High Street aos sábados reclamando que não acham a Catedral (sim, a gente ri. Nos julguem).
Lateral da Catedral com a estátua mal assombrada que já foi vista passeando pela noite de Exeter. Provavelmente por um Exeteriano. E vista de frente fazendo a gótica...


Maps com a rota mais rápida da nossa casa até a Catedral, não é a primeira recomendada pelo gugol. 

Moramos ali perto da esquina da Old Tiverton com a Union Road. O maps travou o GPS na esquina da Victoria Street porque lá fica o Vic's onde a gente vai uma semana sim e a outra também, conhecemos até o cachorro do dono do pub já...
Digressiono. Nessa rota a mesma rua muda de nome várias vezes: Old Tiverton-Sidwell Street- High Street (tipo a Tamandaré-Gama Abreu-Nazaré-Magalhães Barata) e passando a Catedral muda para Fore Street...
Os Exeterianos em geral encontram-se na Sidwell Street e na High Street. Chamamos eles assim porque pessoas loca. É comum passar por ali e ter algum gritando coisas sem sentido em alguma esquina.
Meu primeiro contato com um Exeteriano ocorreu na fila do supermercado na Sidwell Street. O sujeito estava em uma discussão acalorada que eu julguei ser via celular. Na vez dele no caixa ele começou a fazer movimentos como que limpando as mão enquanto balbuciava algo incompreensível para o nada. A cara da atendente no caixa era impagável!
Meses depois voltávamos pra casa a noite na High Street quando vimos uma moça deitada no chão embaixo de um desses  banco de praça. Ela gritava com o banco...
Em abril de 2015 eu passava na Sidwell quando um sujeito veio correndo e gritando na minha direção, jogou algo na minha cara e continuou correndo. Eu consegui me esquivar. Não sei o que era porque logo em seguida veio uma moça gritando com ele e quase me derrubou. So much for the British politeness. O terceiro membro do grupo passou por mim na maior das calmas, apenas me olhou com estranheza e seguiu.
.....  

Hoje, depois de alguns meses sem eventos estranhos e/ou encontros com Exeterianos - a Catedral mudando de lugar já é normal - tivemos uma concentração deles. Saímos da Uni as 4:30. Ainda no campus vimos ao longe duas pessoas cercando um pato. Nosso primeiro pensamento foi que eram asiáticos pegando o jantar (vamos pro inferno, eu sei). Mais de perto percebemos que: eram dois europeus tentando capturar dois marrecos. Por que? Bem, não existem muitos porquês em Exeter. Aconteceu, só isso. Os marrecos estavam encurralados num canto entre um prédio e um muro. Sabe aquela história que pato nem anda, nada ou voa direito? Pois marrecos voam muito bem, obrigada. E o grito de um dos "captores" quando os bichos começaram a voar e cara vermelha dele me fizeram chorar de rir. Especialmente porque eu assisto Irmão do Jorel. Aliás, vejam e me agradeçam depois.


Seguimos pro Vic's e ali pela metade do primeiro pint olhamos pra fora. Chovia. Olhamos pro outro lado. Não chovia. Saí pra ver o que se passava. E chovia na Union Road até a esquina com a Victoria Street e passando a esquina não chovia mais. Simples assim. Segundo o Max Etcetera está num void, um mundo à parte tipo Lost.
Nos despedimos do Max e fomos pra casa (eu e o Alexandre). Quinze minutos depois o seguinte diálogo no face:
Max: Muita coisa loca nessa cidade hoje. Lá perto do John Lewis me salta uma pessoa vestida de gorila tentando me dar susto. 
Eu: zentchy!
Max: Na sorveteria da High Street tinha um mendigo batendo de cabeça no vidro gritando "I want ice cream!" (eu quero sorvete!). 
Eu: HAHAHAHAHAHA
Max: E tem mais. Lá perto da ponte tinham dois irmãos gêmeos vestidos iguais. Só que um todo de verde e o outro todo de rosa.
Eu: Whaaaaaaaaaaat?
Max: Ah é. E no túnel que passa por baixo da ponte tinha um carrinho de compras cheio de fraldas e uma mendiga cantava Thriller.
Eu: zentchy, posso postar no blog? Tá muito boa essa história.
Max: Pode. Mega loco, meu.

Mais um dia loco na cidade de Townsville Etcetera com uma turminha de Exeterianos à solta aprontando pra valer! (voz de narrador da sessão da tarde).

Nenhum comentário: