domingo, 16 de maio de 2010

Diário de Bordo parte 4

31/10/09: A viagem

Hoje foi um dia e tanto. Acordei no horário de sempre, tomei café e saímos mais cedo para o campo, porque esse sítio fica mais longe (60 km de estrada de terra),
Depois do trabalho iremos para Novo Progresso que fica a uns 210 km daqui e que aparece no mapa. Portanto, o trabalho terá que terminar mais cedo, pois não é recomendável andar por essas estradas à noite.
É o último sítio, estamos com o trabalho adiantado. Fiquei responsável por uma unidade e me disponibilizaram outro assistente, que trabalha muito bem e faz questão de exercer todas as funções que lhe cabem, tanto melhor, assim fica bem mais fácil de observar toda a atividade para escrever o relatório. O trabalho correu tranquilamente, na medida do possível, o sítio fica num local aberto desprovido de vegetação e onde venta bastante, bom não sofremos com o calor, em compensação a barraca não para no local, o vento tira do lugar. Descemos 2 níveis antes do almoço. Depois do almoço, o responsável anterior pela unidade que estava viajando retornou daí eu pude relaxar um pouco. O coordenador da escavação disse que ia a um lugar onde existe um polidor, eu nunca vi um polidor de verdade, então sutilmente pedi para ir junto, depois de algum suspense ele aceitou me levar, pela primeira vez fiquei com raiva neste campo, com a falta de noção de alguém, algo comum em campos anteriores, mas eu havia prometido a mim mesma que não ia permitir que isso acontecesse, mas não temos controle das coisas sempre, então...
O local onde o polidor fica é numa concentração de pedras no rio Curuá, onde passa uma ponte, o acesso é através de um ramal que passa por algumas propriedades privadas, inclusive seixeiras. Não encontramos o polidor porque o rio estava muito cheio, mas o local é lindo, cenário de tirar o fôlego, Amazônia povo, Amazônia.
Quando voltamos do local do polidor, encerramos o trabalho e voltamos para Castelo de Sonhos, passamos no hotel pegamos nossas coisas e fomos para Novo progresso.

Considerações sobre a viagem:


Cenário: 200 km de estrada de terra. Amazônia...uma paisagem linda , mas tão linda que não tinha como melhorar e ainda assim melhorou, no finalzinho da tarde caiu uma chuva fininha e apareceu o arco-íris mais lindo que eu já vi! Sério eu nunca tinha visto ele com o arco completo, nada me emocionou tanto quanto aquele semi-circulo multicolor , foi lindo.

Meio de transporte: uma L200 a 140 km/h ouvindo red hot chilli peppers no volume máximo!!

Gente, a Amazônia que estou conhecendo não tem nada de idílica, mas nem por isso deixa de ser encantadora, tinham várias serras com formações rochosas pela estrada, lindo!! Fiquei deslumbrada, claro que tirei fotos, mas o carro estava em movimento a 140 km/h, então nem todas ficaram nítidas. Chegamos em Novo Progresso à noitinha, fomos para o hotel, deixamos a bagagem e depois fomos jantar, uma pizza de atum deliciosa, que nós comemos à luz de velas porque faltou energia. Voltamos para o hotel às 10:00h. Foi quando começou minha epopéia para falar com o povo em Belém, mas isso fica para amanhã que estou muito cansada.

Nenhum comentário: