terça-feira, 14 de abril de 2015

Problemas de Primeiro Mundo

[Trigger warning]: Senta que lá vem mimimi

Em um ano e meio morando em Exeter eu aprendi:
- a amar essa cidade;
- a tomar chá com leite, mel e limão. É uma delícia gente, juro;
- a tomar 7 pints de cerveja sem ficar bêbada;
- a comer cuzcuz como se fosse farinha de mandioca;
- a reclamar de TUDO. Porque os britânicos europeus amam reclamar e achei que era de bom tom entrar na vibe. Tá nublado? Ai que ódio desse céu cinza e desse frio! Tá ensolarado? Ai que ódio desse céu azul... mentira, eu amo muito dias ensolarados com céu azul, mas eu reclamo de calor quando faz 15 graus;
- aprendi principal e rapidamente a viver com qualidade meaning serviços que funcionam. Logo, toma reclamação quando alguma coisinha não sai como deveria;
******
Pegar ônibus depois das 19h é uma missão. Já fiquei na parada por mais de uma hora e nada. Ok, super comum no Brasil, todos estamos habituados a isso. Descobri que o normal é os ônibus circularem de 15 em 15 minutos até as 19h e depois passam de 1 em 1h dependendo da linha. Como Murphy não brinca em serviço a linha que passa em frente a nossa casa para de circular as 19h. Moramos a 20 minutos de caminhada do centro da cidade. Voltar de lá andando é tranquilo, mas ir a lugares mais distantes dá mais trabalho. Sempre se pode pegar um taxi...

Até as 11 da noite você liga para alguma companhia e o taxi chega o mais rápido possível. Após 11 já passei uma hora tentando contatar qualquer companhia. Eu tinha que pegar o trem à 1:06. Dificilmente trens/ônibus atrasam a saída. Fui andando até o centro onde fica o ponto dos taxistas independentes porque nenhuma companhia atendeu; já fiquei na chuva por 40 minutos esperando o taxi que chegaria em 10...ligando pra companhia e reclamando, claro.
Também já entrei em pubs pra tomar um pint enquanto a chuva passava, pois todos os taxis estavam ocupados. Reclamei? Não, nesse caso foi mais pegue os limões e faça uma limonada versão bêbada.
Um pint
******
Os deliveries funcionam entre 18h e 11h. Exceto pizza, pela minha experiência funciona até 1 da madrugs. Durante o dia alguns restaurantes vendem comida pra levar. Ou seja, você vai buscar sua comida. Comer no restaurante às vezes não é uma opção, pois eles não tem permissão do conselho municipal para servir comida no local. Apenas para vender. Esse problema resolve-se facilmente indo até um supermercado e cozinhando a própria comida. Mas e quando você tem tempo de menos ou preguiça de mais?

****** 
Emergências de hospital: estive uma vez quando comecei a andar de bicicleta na cidade. Fiz confusão no sinal e dobrei para a direita, um carro que vinha do lado oposto bateu no pneu da frente da Julieta (minha bike) e eu caí. Curiosamente era um taxista, quando você não quer eles aparecem. Não fiquei super machucada, mas o motorista fez questão de me levar na emergência pra se certificar que eu estava bem. Tive um atendimento delícia de uma enfermeira super grosseira que mal olhou a minha perna batida e me mandou de volta pra casa. O comentário do taxista? Hospital público é assim mesmo vai no da universidade que é privado amanhã. Um beijo Brasil! E sim, tinham pelo menos 50 pessoas esperando para ser atendidas por uma enfermeira e um médico na emergência as 9 da noite. Contudo, imagino que por mais demorado que seja o atendimento, não deve ser usual pessoas morrerem na fila esperando.  
*****

Uma notícia chocante: os pubs fecham as portas as 11 da noite. Se você já estiver dentro pode ficar até meia noite quando será expulso convidado a se retirar. Alguns tem permissão pra funcionar até as 3 da madrugs. O lance é saber quais. Depois disso vá a clubs ou vá para casa. Em compensação os pubs abrem pela manhã e em geral as pessoas começam a beber por volta das 5 da tarde. 

Exceto se você estiver em Londres. Voltando de um show que acabou com 4 horas de atraso. Perdendo o ônibus de volta por causa do atraso do show, mesmo tendo comprado a passagem para 3 horas depois do show (true story). Na impossibilidade de voltar pra casa você tenta o primeiro pub. Fechado. Depois de 5 tentativas te dizem que no West End os pubs ficam abertos após meia noite. Você anda até lá e descobre que: nah, fechados. Acaba em um club que fecha as 2 e cobra 8 rainhas por um pint. Tentando encontrar um lugar quetinho você é barrada até mesmo num cassino, pois está bêbada. Parenteses: nessa saga toda eu tinha tomado apenas um pint, ficar bêbada com um pint? Jamais! Mas me banharam de cerveja no show, obrigada fãs do Artic Monkeys; Dormi bem destruída numa cadeira metálica na estação de trem Victoria...eu também já dormi no chão da estação de ônibus de Victoria pra vocês verem a vida de glamour que levo na zoropa e como Murphy me ama!

******
Posso resumir tudo em: a vida funciona bem de boas até as 11 da noite, depois disso vá dormir. São pequenos acontecimentos que aborrecem volta e meia, mas que me fazem rir quando percebo o quanto estou sendo ridícula. 

Nenhum comentário: