segunda-feira, 6 de abril de 2009

Uma pausa para a AMIZADE



Post gigante para falar de alguém que vale à pena.
Amigos são definitivamente o melhor tesouro que se pode ter. São, como dizem por aí, a família que escolhemos. Devo admitir que andei escolhendo mal por uns tempos e que tomei gato por lebre umas quantas vezes. Mas, acho que é assim que se amadurece e como diz aquela música do Frejat " que tenha até inimigos pra você não deixar de duvidar".
Neste fim de semana recebi um casal de amigos muito queridos em casa e foram horas tão leves daquelas que quando você vê já passaram.
Mas eu estou sentindo uma ausência tão grande de alguém tão querido que parece sempre que falta algo. Explico: lá pelos 13 anos de idade conheci no colégio um garoto que tinha 15 e por quem minhas amigas de classe se interessaram, como eu não via nada de mais nele fui encarregada de "fazer os papos" como dizíamos, e então entrou na minha vida uma pessoa maravilhosa que se tornou mais que um amigo porque sempre o vi como meu irmão mais velho.Seu nome é Thiago e ele acabou não engrenando com nenhuma de minhas amigas e depois fez sucesso com outras, eu sempre conheci muita gente no colégio, mas sempre que penso nele agradeço por tê-lo conhecido e por meu caráter ter se formado junto com uma pessoa tão especial.
Eu era rata de biblioteca e vivia em meio a livros e mesmo sem compartilhar do meu gosto por leitura o Thiago era o único que me entendia. Tínhamos longos papos na orla da cidade, lembro que falávamos de tantas coisas, nossos sonhos. Dividíamos também os problemas, um era ombro do outro. Não conheço ninguém com tanta força para levantar de uma queda.
Contudo em 2003, quando eu estava no último ano do ensino médio, o pai a quem ele amava muito e que era seu grande amigo adoeceu e em poucos meses faleceu. Esse baque foi forte demais para ele, a revolta tomou conta e eu acostumada a ser seu ombro não sabia o que fazer. Acabamos brigando porque eu não concordava com sua postura e não compreendia a dimensão da sua dor. Voltamos as boas em pouco tempo, amizades de verdade não desmoronam assim.
No ano seguinte mudei de cidade, mas nos falávamos com frequencia por telefone, até que repentinamente ele parou de atender minhas ligações. Pouco tempo depois fiquei sabendo o motivo: ele estava com leucemia e tinha viajado para fazer tratamento. Passamos meses sem contato. Depois de meses tentando obter notícias consegui um telefone com um amigo nosso. Foi a última vez que nos falamos e ele disse que não queria que eu me preocupasse com ele porque eu estava me preparando para o vestibular, que era só um degrau para a conquista dos meus sonhos. É quase inacreditável. Posso dizer que conheci o verdadeiro significado da palavra AMIZADE. O Thiago fez o transplante e quando voltou para Belém, mudou de endereço e a vizinha dele com quem eu sempre conseguia notícias do tratamento dele não sabia informar para onde a família mudou.
Eu soube há pouco tempo que o transplante foi um sucesso e que ele está bem. Mas não nos falamos há cinco anos e eu sinto tanta falta, do sorriso e da verdade nas suas atitudes.

AMIGOS SÃO NOSSO MAIOR TESOURO.

Um comentário:

Juliana Cid disse...

Ah, esse casal era eu e o meu momo! xD
Que amizade linda, Dai! Sabe, é bom ter amigos para contar. O caso do teu amigo Thiago é surpreendente... Espero que ele esteja bem! E, claro, sempre mantenha as lembraças boas de uma amizade!

Sobre teu coment no meu blog, bom, eu tbm concordo que todos tenham que desabafar =)

Bjus, xuxu ;**